Geração Veterana, Geração Baby Boomer, Geração X, Geração Y e Geração Z -

Qual a sua geração?

  Antes de qualquer coisa, é oportuno definir o que vem a ser estas gerações, pois estão diretamente associadas ao ano de nascimento no século passado. Embora haja algumas divergências entre estudiosos do tema acerca das faixas que delimitam as gerações, pode-se apresentar a Geração Veterana como sendo a das pessoas nascidas entre 1922 e 1945; a Geração Baby Boomer a das pessoas nascidas entre 1945 e 1960; a Geração X a das pessoas nascidas entre 1961 e 1979, a Geração Y a das pessoas nascidas a partir de 1980; e a Geração Z a das pessoas nascidas a partir de meados da  década de 1990.
  Indiscutivelmente, em períodos distintos da história, os padrões sociais evoluem, as questões políticas e econômicas se alteram, a evolução tecnológica impacta de forma contundente o dia a dia do indivíduo; enfim, o dinamismo do cenário mundial afeta de forma indiscriminada homens e mulheres, em menor ou maior grau, seja no Brasil ou em outra parte do Mundo.

Geração Veterana -
  A Geração Veterana é a geração composta por pessoas que estão atualmente com mais de 65 anos de idade. Nasceram na primeira metade do século passado, viveram a II Guerra Mundial, por isso, são caracterizados como pessoas disciplinadas e obedientes, que respeitam as hierarquias. Em termos de trabalho, são (ou foram) leais às organizações (empresas) por muitos anos, demonstrando compromisso e longo vínculo. Atualmente, boa parte dos veteranos já está fora do mercado de trabalho.

Geração Baby Boomer -
  A Geração Beby Boomer (a origem do termo é relativa ao crescimento da natalidade, ou seja, o boom" de nascimentos de bebês no pós-guerra, sobretudo, nos EUA, quando os soldados retornaram da guerra) é a geração composta por pessoas que estão atualmente entre os 50 e 65 anos de idade. Viveram os movimentos estudantis, curtiram Rock 'n' Roll (com as bandas The Beatles, Rolling Stones, etc.), passaram por ditaduras na América Latina e pela luta contra poderes tiranos, passaram pela Guerra do Vietnã, pelo movimento hippie, pelo movimento tropicália no Brasil, e viram a chegada do homem à Lua em 1969. São na sua maioria "workaholics" ("trabalhadores compulsivos") e valorizam somente títulos, status e crescimento profissional. Pode-se dizer que são os responsáveis  elo estilo de vida baseado no consumismo, em conquistas materiais ou no que represente algum tipo de poder (até intelectual, por exemplo).

Geração X -
  A Geração X é a geração composta por pessoas que estão atualmente entre os 31 e 49 anos de idade. Podem ser consideradas céticas com relação à política, como decorrência da repressão que viveram e da frustração da geração anterior. Gostam de alguma informalidade no trabalho, porém são mais desprovidas (materialmente) do que a Geração Baby Boomer, pois visam melhor qualidade de vida e um maior equilíbrio entre carreira e lazer. Apreciam as atividades esportivas, os aspectos ligados à saúde, e ligados ao lazer. Estas pessoas não cogitam permanecer por 20 ou 30 anos em uma mesma organização (empresa).

Geração Y -
  A Geração Y é geração composta por pessoas jovens que estão atualmente com 30 anos de idade ou menos. Podem ser consideradas "jovens online" ("ligados"), amantes da tecnologia e da informática, da Internet, dos celulares, etc. São multitarefa (conseguem desempenhar várias atividades simultaneamente) e têm elevada preocupação com o meio ambiente, com a diversidade e as causas sociais, engajando-se em trabalhos voluntários e ONGs. Embora dedicados ao trabalho, estão mais preocupados com suas vidas pessoais do que as outras gerações. São imediatistas e informais com os pais e seus superiores no ambiente de trabalho, o que por vezes, faz com que aparentem ser arrogantes.

Geração Z -
  A Geração Z é a geração composta por pessoas que nasceram a partir de meados da década de 1990. Podem ser consideradas como a nova geração ou a "geração conectada", aquela com um "mouse" na mão e um olho na monitor (relativos ao computador e a informática).

Mutante -
  O mutante é pessoa de qualquer geração acima descrita, que não necessariamente se encaixa na sua geração, ou seja, é uma pessoa diferenciada que faz coisas de outras gerações que não só da sua.


Fonte: Site Lideraça Gerencial: Escolas de Gerentes.

Nenhum comentário: