Qual a Relação da Batata-Yacon com o Diabetes Melito? -



Foto: Wikipédia (Português).

  A batata-yacon, tubérculo da Batateira-Yacon (Smallanthus sonchifolius), é originária da região da Cordilheira dos Andes - América do Sul, cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo foi feito primeiramente há milhares de anos pelos Incas (civilização andina pré-colombiana, que existiu na América do Sul por volta de 1200 até 1533) e por outros povos andinos.
  No Brasil tem sido produzida principalmente no interior do Estado de São Paulo, e hoje em dia já pode até ser encontrada em diversos países da Europa.
  Considerada um "alimento funcional" (alimento natural rico em vitaminas, minerais, fibras alimentares, etc., ou alimento não natural enriquecido com aditivos alimentares como vitaminas, minerais, culturas bacterianas, ômega 3, antocianinas, fibras alimentares, etc.), a batata-yacon, que tem gosto "adocicado" que lembra o da pêra  (fruto) ou do melão (fruto), ajuda na prevenção e no tratamento do colesterol alto, e na prevenção e no tratamento do diabetes melito, pois seus tubérbulos contém frutano, tipo de açúcar não absorvido pelo aparelho digestivo (no intestino). Ao contrário de outros tipos de batatas, não deve ser frita nem cozida, devendo ser consumida crua ou em forma de suco, para se aproveitar todas as suas propriedades.
  O principal nutriente encontrado na batata-yacon é o frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que funciona como se fosse um "prebiótico intestinal" (microorganismo vivo, que em conjunto, são capazes de promover o equilíbrio da flora intestinal no corpo humano, exercendo efeitos benéficos sobre a saúde, além de outros relacionados aos efeitos nutricionais em geral). O mineral abundante mais encontrado é o potássio, e em menores quantidades o cálcio, o fósforo, o magnésio, o sódio, o ferro, o zinco, o manganês e o cobre.
  Em relação ao diabetes melito, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue (glicemia sanguínea). Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a batata-yacon é composta principalmente pelo carboidrato inulina (tipo de frutano, um açúcar (diferente da sacarose) que não é absorvido pelo aparelho digestivo (no intestino)) ao invés de amido. Além disso, possui valor calórico reduzido comparado ao amido, e baixas quantidades de proteínas, e lipídeos. Já o potássio é o mineral mais abundante como em outras batatas.
   Para saber melhor sobre a batata-yacon, pergunte ao seu médico e/ou nutricionista para saber mais sobre seus benefícios.


Nenhum comentário: