Orientações Básicas para os Consumidores na Hora de Comprar Adoçantes/Edulcorantes Dietéticos -



Foto: Site da Dra. Sandra Nutricionista.

  A inclusão hoje em dia de adoçantes/edulcorantes dietéticos na alimentação é uma tendência irreversível para quem deseja diminuir a quantidade de calorias e investir em uma vida mais saudável, além de uma necessidade para quem precisa fazer tratamento de doenças como o diabetes melito e a obesidade.
  Para orientar o consumidor na hora da compra de adoçantes/edulcorantes dietéticos, vai abaixo algumas dicas:
- Nome:
  A nomenclatura deve estar na frente da embalagem, de forma bem visível. Por ex.: "Adoçante Dietético em Pó", "Adoçante Dietético Líquido", "Adoçante de Mesa", etc.

- Selos de associações:
  Algumas associações de diabéticos avaliam os adoçantes/edulcorantes dietéticos, além de alguns produtos que os contenham, para se certificar de que estão adequados ao consumo.
  Em caso positivo, eles levam o selo da associação, garantindo que o consumidor diabético possa utilizá-los sem preoucupações.

- Informações nutricionais:
  São obrigatórios apresentar nas embalagem as informações nutricionais com as medidas usuais e de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, fibra alimentar, sódio, etc.), bem como a porcentagem de valores diários de cada nutriente em relação a uma dieta de 2000,0 Kcal ou 8400,0 KJ.

- Informação da presença de adoçantes/edulcorantes dietéticos naturais e/ou artificiais:
  Essa informação deve estar na frente da embalagem e serve para esclarecer qual o tipo de adoçante/edulcorante dietético é utilizado, já que algumas pessoas podem ter intolerância ou restrição alimentar a algum componente.

- Infromação da presença de sacarose, glicose e/ou frutose em medidas usuais (gota ou colher de chá:
  Informação importante presente nas embalagens, principalmente para o diabético, que precisa controlar o consumo de açúcares.

- Aviso de "contém fenilalanina":
  Alguns adoçantes/edulcorantes dietéticos são feitos à base de aspartame, que possui fenilalanina na composição. São obrigados a terem nas embalagens o aviso de "contém fenilalanina", pois algumas pessoas são incapazes de produzir a enzima que pariticipa da metabolização da fenilalanina no organismo e assim não podem consumir alimentos que contenham a substância.

- Alerta de consumo:
  Por serem alimentos para fins especiais, os adoçantes/edulcorantes dietéticos devem ter seu consumo orientado por médicos e/ou nutricionistas. Esse aviso é importante para que os consumidores conheçam as indicações e contra-indicações do consumo.

- Registro no Ministério da Saúde:
  Os adoçantes/edulcorantes dietéticos de mesa recentemente foram dispensados de registro no Ministério da Saúde - MS, mas ainda dependem de reconhecimento (liberação) da vigilância sanitária nacional (ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

- Tabela de equivalência ou modo de usar:
  Os adoçantes/edulcorates dietéticos são, quase sempre, mais doces que os açúcares. As tabelas de equivalências ou os modos de usar presentes nas embalagens, facilitam a conversão das medidas em relação aos açúcares.

- Aviso de "forno e fogão":
  Alguns adoçantes/edulcorantes dietéticos podem ser utilizados para culinária (receitas), outros não. Desta forma é importante sempre que forem usar adoçantes/edulcorantes em alguma receita, verificar se apresentam o aviso de "forno e fogão".


Nenhum comentário: