Alimentação: Verdades e Mentiras

- Açúcares de mesa fazem menos mal que os adoçantes/edulcorantes dietéticos?
   Depende. Nessa questão entra o bom senso e a quantidade a ser usada. Os açúcares de mesa (adoçantes/edulcorantes à base de sacarose) são desprovidos de qualidades nutricionais, assim como os adoçantes/edulcorantes dietéticos. No entanto, os açúcares de mesa possuem maior quantidade de calorias. Muitas vezes substitui-se no alimento, açúcar de mesa por adoçante/edulcorante dietético, para conferir o sabor adocicado com menos calorias, no entanto, nem todas as pessoas podem fazer uso de adoçantes/edulcorantes dietéticos devido a alguns de seus componentes. Os adoçantes/edulcorantes dietéticos têm indicações específicas e só devem ser utilizados se houverem recomendação do médico ou nutricionista

- Tomar manga com leite causa indigestão e faz mal à saúde?
   Mentira. Manga com leite (vitamina/batida de leite/leite batido de manga) não causa indigestão nem faz mal à saúde. Esse mito se perpetuou dentro da história brasileira, e vem desde a época da escravidão. Na época, os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos não consumissem escondidos, as mangas das Mangueiras e os leites das vacas de sua propriedade. Daquela época para cá, esse mito caiu no consenso popular e permaneceu até os dias atuais.

- Mais 1 copo de bebida alcoólica ajuda a combater a ressaca?
   Mentira. Esse é o pior remédio para se combater os efeitos da bebedeira. Como o álcool retira água das células, beber mais 1 copo de bebida alcoólica só vai agravar o mal-estar. A ressaca deve ser combatida com o consumo de líqüidos (água sem gás e/ou sucos) em grande quantidade e o consumo de alimentos leves. Os líquidos são importantes para eliminar a desidratação. Comer também alivia a ressaca. A comida é fundamental para se repor os sais perdidos durante a embriaguez, principalmente, caso ocorra, depois dos freqüentes enjôos e vômitos.
- Os açúcares estão presentes somente em doces, guloseimas, bolachas e sorvetes?
   Mentira. O açúcar está presente em diversos alimentos, porém temos costume de atribuir a sua presença apenas nos alimentos de sabor doce. Esquecemos que existem outros tipos de açúcares além do açúcar de mesa (adoçante/edulcorante à base de sacarose). 1 caso típico é a frutose, 1 tipo de açúcar presente nos frutos.

- Margarina tradicional é mais saudável do que manteiga tradicional?
   Mentira. A margarina tradicional é menos saudável do que a manteiga tradicional, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o colesterol LDL (“colesterol ruim”) e diminui o colesterol HDL (“colesterol bom”), sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga tradicional, que por ser de origem animal somente aumenta o colesterol LDL. O ideal é evitar o consumo e consumir mais outras formas de gorduras, como azeite de oliva/azeitona e óleos vegetais na suas formas naturais.
   Hoje no mercado, já existem tipos de margarinas tradicionais isentas de gordura trans. Estes tipos de margarinas especiais podem sim ser mais saudáveis do que as manteigas tradicionais.

- Chocolate e suas variações viciam?
   Verdade. O chocolate (feito de cacau), o chocosoja (feito de soja), o cupulate (feito de cupuaçu), etc., viciam. E não são apenas pelos seus deliciosos sabores. Mas, principalmente, pelas substâncias que contêm e que podem levar o organismo do ser humano a criar dependência. Pesquisas científicas demonstram que existem mais de 300 substâncias diferentes no chocolate. Entre elas, estão as substâncias xantinas, responsáveis pelo surgimento de “sensações de bem-estar”, de “sensações de relaxamento”, “sensações de ânimo”, etc., logo após a ingestão de 1 porção de chocolate (principalmente em mulheres). Também estão presentes os carboidratos e as gorduras, que interferem diretamente na produção de serotonina e endorfina, substâncias que também provocam “sensações de prazer” e “sensações de euforia” (“sensações de alegria”). Depois das “sensações de bem-estar”, vêm as “sensações de mal estar” (“sensações de desânimo”), pela queda das substâncias boas. O problema é quando há seu consumo exagerado, o que pode levar a pessoa ao vício. Quando vêm as sensações de mal estar pela queda das substâncias boas, depois do consumo em excesso, a pessoa pode entrar num estado de depressão e desânimo mais intenso. Para ficar bem novamente, a pessoa vai querer comer mais chocolate, e isso cada vez mais. E é aí que o vício pode se estabelecer.

- Adoçantes dietéticos, panelas de alumínio e desodorantes provocam câncer?
   Mentira. Essa é 1 mito do séc. XXI, alimentado principalmente pelos e-mails divulgados pela Internet. Nenhum estudo científico comprovou até agora que esses 3 produtos provocam tumores malignos. 1 exemplo disso é a sacarina (tipo de adoçante/edulcorate dietético), que popularmente era apontada como cancerígena. Hoje em dia, foi descartada essa possibilidade, devido às pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Ambiente e Ciências da Saúde, nos Estados Unidos da América.

- Alimentos integrais, como arrozes integrais e pães integrais, têm menos calorias que os normais?
   Mentira. Esse é 1 dos principais pensamentos das pessoas que querem fazer dieta para emagrecer e consomem em excesso, alimentos com sementes/grãos integrais. Os integrais apesar de serem mais saudáveis por serem mais ricos em fibras, não devem ser consumidos em excesso por pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer, devendo ser consumir com moderação.

- Diabéticos não podem consumir açúcares sob hipótese alguma?
   Mentira. Muitos alimentos contêm algum tipo de açúcar, como nos frutos. Não há como excluí-lo completamente da alimentação. O importante para o diabético é saber dosar a quantidade, o tipo de açúcar e fazer seu controle, seja por meio de contagem de carboidratos, contagem de carga glicêmica, hipoglicemiante orais, etc.

- Ovo aumenta o colesterol sangüíneo?
  Mentira. Desde a descoberta do colesterol, os tipos de ovos consumidos pelos seres humanos passaram a ser considerados vilões, pois contém mais de 200 mg de colesterol em cada gema (2/3 da ingestão diária recomendada). Porém, estudos comprovaram que acrescentar mais 200 mg de colesterol por dia à alimentação eleva apenas ligeiramente os níveis de colesterol sangüíneo.
   Proibir o consumo de ovos não é o mais adequado, pois eles são pobres em gorduras saturadas (as que fazem mal) e são ricos em outros nutrientes benéficos como proteínas, gorduras polinsaturadas (as que fazem bem), ácido fólico e outras vitaminas do complexo B. O ideal nesse caso é controlar a quantidade consumida. Além disso, as pessoas reagem de maneiras diferentes ao colesterol em sua alimentação. Algumas transformam o colesterol dos alimentos direto em colesterol sangüíneo, outras podem ingerir e digerir o colesterol sem que isso cause grandes mudanças no sangue.

- Consumir freqüentemente bananas, ajuda na redução de cãibras musculares?
   Verdade. Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras musculares, como a falta de cálcio (pela produção de ácido láctico), quando se faz muita força muscular, ou pela baixa concentração de potássio. O consumo freqüente de bananas de qualquer variedade, que são ricas em potássio, pode contribuir para ajudar na redução de cãibras musculares, se estes forem os motivos das mesmas.

- Beber líqüidos durante as refeições aumenta a barriga?
   Mentira. Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado se consumir apenar 1 copo de água com gás ou sem gás, ou qualquer outra bebida para que não ocorra qualquer desconforto estomacal. Mas o excesso de líquidos e de alimentos, com consumos freqüentes, pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal, aumentando a barriga (aumento da região abdominal).

- O Consumo de carnes vermelhas é ruim para a saúde?
   Mentira. Carnes vermelhas, assim como as carnes de porco, de frango e de peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém contêm nutrientes que são importantes para a saúde do ser humano, como proteínas, ferro, zinco, etc.
   Para ser mais saudável, o ideal é fazer cada porção (cada pedaço) de carne vermelha, do tamanho aproximado de 1 carta de baralho. Escolha sempre pedaços de carne que têm menos gordura, retirando o excesso de gorduras antes de prepará-los.

- Chocolates diet são menos calóricos que chocolates tradicionais?
   Mentira. As versões de chocolates diet não têm adição de açúcares, mas podem possuem mais gorduras, podendo até ser mais calóricos que os chocolates tradicionais.

- Adoçantes dietéticos à base de aspartame, fazem mal à saúde?
   Mentira. De acordo com pesquisas do Food and Drug Administration (FDA, instituto dos Estados Unidos da América regulador de alimentos), 1 pessoa adulta pode ingerir até 40 mg de aspartame por quilo de peso. Isso representa o consumo de cerca de 15 saches (envelopes) ou 80 gotas por dia de adoçantes com essa substância, bem acima da média mundial de consumo.

- Beber chá de alho cura gripes e/ou resfriados?
   Mentira. Nenhum tipo chá cura gripes ou resfriados. Os chás apenas hidratam as pessoas, e com a ajuda da hidratação, do calor e do vapor, as secreções decorrentes das gripes e/ou resfriados se tornam mais fluidas, facilitando a expectoração. Por isso, tomando chás, as pessoas doentes se sentem mais confortáveis.

- Tomar cafés ou chás à noite, próximo à hora de dormir, tira o sono?
   Mentira. Depende da quantidade e do hábito de cada pessoa. Quem está acostumado a consumir cafés normalmente não perderá o sono, mas quem não está acostumado poderá ficar superestimulado. Isso se deve principalmente à presença de cafeína.
   Chás como os chás de camomila, os chás de erva-doce, ou outros tipos de chás, considerados “chás brancos”, têm efeitos calmantes. Já chás mate, ou outros tipos de chás, considerados “chás pretos”, provocam efeito parecido com o do café, por também possuírem cafeína, portanto não têm efeitos calmantes.
   Os açúcares de mesa (adoçante/edulcorante à base de sacarose) quando usados para adoçar/edulcorar as bebidas a serem consumidas, também têm efeitos calmantes, pois através de estímulos, aumentam a produção de serotonina cerebral.

- Carne de porco faz mal à saúde?
   Mentira. Depende do corte da carne de porco e/ou da quantidade de gorduras presentes. Por exemplo, se for escolher entre 1 lombo de porco magro e assado, e 1 frango frito com pele, prefira o lombo que nesse caso é mais saudável.

- Adultos não precisam tomar leite?
   Verdade. A rigor não, mas qualquer tipo de leite consumido é bom para adultos, apenas pelo cálcio e pelas proteínas que contém. Quem não gosta muito de leite ou não pode consumi-lo, pode substituí-lo por 1 bife de filé mignon (carne bovina) com alcaparras. O bife contém as proteínas e as alcaparras contêm as mais altas concentrações de cálcio, mais do que qualquer outro alimento.

- Leite é indicado para desintoxicação?
   Verdade. Qualquer tipo de leite consumido tem muitas proteínas, e muitas das drogas venenosas têm ligações protéicas, isto é, são capazes de se ligarem a essas proteínas. As proteínas dos leites, por exemplo, retardarão a absorção de certos venenos, que mesmo assim continuarão no corpo do ser humano intoxicado.

- Maracujá serve como calmante?
   Verdade. O maracujá contém substâncias de efeitos calmantes. Mas é preciso consumir muitos maracujás para se ingerir as substâncias em quantidade suficiente para terem efeitos calmantes. 1 suco de maracujá, por exemplo, não chega a acalmar, os “efeitos” são meramente psicológicos.
   Os açúcares de mesa (adoçante/edulcorante à base de sacarose) quando usados para adoçar/edulcorar as bebidas a serem consumidas, também têm efeitos calmantes, pois através de estímulos, aumentam a produção de serotonina cerebral.

- Água com gás, água tônica e refrigerante causam celulite?
   Mentira. Água com gás não tem caloria, nem gorduras. Água tônica diet e refrigerante diet também não. O que causa celulite na pessoa, normalmente é a predisposição genética. Na verdade, na versão tradicional desses produtos, o ingrediente mais prejudicial é o açúcar (exceto água com gás, que não leva açúcar) e não o gás propriamente dito.

- Suco de laranja com berinjela emagrece e ajuda a combate o colesterol?
   Verdade. Não apenas laranja e berinjela, mas quase todos os frutos e quase todos os legumes ajudam na diminuição e na absorção de gorduras e de colesterol dos alimentos.
   Mesmo com o auxílio de frutos e de legumes, quando a pessoa faz usos de remédios para combater o colesterol, não é recomendável descartá-los.


Fontes: Internet.

Nenhum comentário: